O processo de conservação é um processo longo, pois são necessários métodos eficazes para prolongar a durabilidade da comida. E também para eliminar os riscos à saúde dos consumidores.
Como surgiu o processo de conservação?
A conservação sempre se mostrou necessária para a sobrevivência do ser humano, já desde do tempo do início da civilização. Isto porque naquela época era imprescindível desperdiçar as sobras das refeições.
Assim, o homem desenvolveu técnicas para conservar os melhores alimentos, para que os alimentos apresentassem uma maior duração.
Técnicas de conservação ao longo do tempo
O processo de conservação na Pré-história
Neste tempo, os pedaços de mamute eram secos ao sol, para que a camada externa da carne não apodrecesse e para conservar a sua parte interna.
O homem primitivo descobriu o fogo e as fogueiras, as fogueiras davam ótimos resultados para que a carne não apodrecesse, foi aqui que se descobriu o processo de defumar a carne.
O processo de conservação na Antiguidade
Foi neste período de tempo que foram aprimorados diversos aspetos do homem, tanto a nível cultural como a nível técnico. O homem começou a optar e aprender quais os alimentos mais nutritivos e as formas de conservá-los corretamente.
Começaram-se a plantar cereais e desenvolveu-se o processo de conservação pela salga que permitiu que a carne fosse guardada sem prejuízos.
Tanto a carne como o peixe passavam pelo processo da salga. Os Gauleses da América tinham o hábito de se alimentarem com carne seca pulverizada, pois dessa forma o transporte do alimento tornava-se mais fácil
Alguns povos da Ásia menor imergiam os alimentos em banha, possibilitando assim a conservação por longos períodos.
O processo de conservação na Atualidade
Com o avanço da tecnologia é possível que o homem conserve os alimentos de forma mais simplificada e mais segura. Mas é necessário adequar o processo de conservação de cada produto.
Caso a mercadoria seja sólida, líquida ou pastosa é necessário adequar o tempo e a forma de conservação.
Tipos de processo de conservação
Fervura
Atualmente a técnica favorecem a qualidade e a textura dos alimentos. Hoje em dia, já é possível armazenar grandes quantidades de produtos.
A conservação pelo calor é um método utilizado em larga escala. Este tipo de conservação reduz a carga de micróbios e possibilita uma maior qualidade.
Congelação
Em 1856 foi inventado o frigorifico, até esse ano as técnicas eram as mesmas, ou seja, por secagem ou por salga.
A conservação pelo frio é a técnica mais utilizada pela população em geral, e também é a mais prática e convencional.
Desidratação
A desidratação consiste em retira a água do alimento para manter as suas propriedades. Os microrganismos presentes em carnes ou frutas, por exemplo, necessitam de água para sobreviverem. Dessa maneira, podemos afirmar que o objetivo principal da desidratação é amenizar os índices de agentes microbiológicos.
Principais causas da deterioração dos alimentos
- Respiração
- Fermentação
- Putrefação
Doenças de Transmissão Alimentar (DTA)
As Doenças de Transmissão Alimentar (DTA) resultam da ingestão de alimentos contendo microrganismos vivos prejudiciais, como bactérias, fungos e vírus, que causam fortes sintomas como diarreia, dor de cabeça, vômito, entre outros. Infeção intestinal, viroses, salmonelose, amebíase, Hepatite A e cisticercose são algumas das doenças transmitidas por diferentes tipos de agentes. E também pode causar a mais conhecida a intoxicação alimentar.
Saiba mais sobre o processo de conservação no nosso site.