A manutenção preventiva é essencial para a longevidade da máquina. Assim, quando adquire um equipamento de refrigeração, por exemplo, considere fornecedores confiáveis que incluam a prestação de manutenção preventiva, para o melhor desempenho ao longo do tempo.
A ideia é verificar com regularidades os elementos das máquina e, assim, realizar trocas quando necessário. Desta forma, os equipamentos funcionam da melhor forma, sem gastar mais energia do que a necessária e aumentando a vida útil.
No curto prazo, a falta de atenção com a manutenção pode gerar a danificação de peças e, no longo prazo, poderá resultar na perda de alimentos e bebidas, além de gastos imprevistos com o arranjo de emergência.
O que é manutenção de refrigeração
Atualmente, existem dois tipos de manutenções para equipamentos de refrigeração:
- Manutenção preventiva (planeada): prevê as possíveis falhas e reparos;
- Manutenção corretiva (não planeada): acontece quando há desgastes de componentes.
Na prática, a manutenção corretiva é a que apresenta maiores custos, uma vez que indica que o aparelho deve ser parado. Assim, gera custos para o serviço de reparação, mas também, para o processo da cadeia de frio, uma vez que os alimentos e as bebidas podem se estragar.
Objetivo principal da manutenção preventiva em equipamento de refrigeração
Estar atento a possíveis falhas ou problemas é uma forma de antecipar problemas, essencial para o não comprometimento de resultados ou processos, seja o gasto exagerado de energia ou a perda de alimentos.
Por exemplo – Quanto custaria ao seu negócio estar um dia inteiro com as portas fechadas por um equipamento disfuncional? Ou o que aconteceria se todos os alimentos se estragassem? – Custaria mais do que parar alguns minutos para a manutenção preventiva.
Assim, conheça 3 benefícios que ajudaram a escolher este tipo de manutenção nos equipamentos de refrigeração.
1 – Mais barato
Quando um equipamento de refrigeração se estraga, são envolvidos gastos indesejados para qualquer estabelecimento comercial. Com os custos da manutenção, a compra de peças novas, o serviço do técnico e mais.
Ao mesmo tempo, a manutenção preventiva aumenta a vida útil do equipamento. O serviço envolve também o melhor desempenho das máquinas, resultando num melhor custo-benefício.
2 – Mais rápido
Durante a manutenção de equipamentos, os técnicos poderão avaliar o funcionamento de cada peça, assim é possível perceber se existem peças desgastadas ou se são necessários consertos. Logo, é habitual que este tipo de serviço seja mais rápido do que a reparação de uma máquina estragada.
A rapidez no serviço de manutenção preventiva permite que não exista prejuízo na mercadoria, pois muitos alimentos e bebidas precisam de estar constantemente na mesma temperatura.
3 – Mais inteligente
Se esta manutenção é mais barata e mais rápida, consequentemente, é uma escolha mais inteligente por parte do gestor e empreendedor.
Benefícios da manutenção preventiva
A manutenção preventiva dos equipamentos é fundamental para o crescimento sustentável da empresa. Assim, evita a perda de produtos, a perda de clientes e os custos imprevistos.
Entre em contacto com a Articold planeia a sua manutenção preventiva!